Mostrando postagens com marcador Cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cinema. Mostrar todas as postagens

15.3.10

“A Serious Man”?!







Olha, eu sou fã dos irmãos Coen e dos seus filmes loucos e de humor negro. Mas o que é “A Serious Man”?
Confesso que fiquei um pouco boiando com a história. Dai acabei prestando mais atenção na fotografia e na direção de arte que são maravilhosos.







Fotos: Reprodução

5.3.10

“Up in the Air”

Eu tenho preconceitos com alguns atores e filmes, e por isso muitas vezes deixo de assistí-los. No caso eu estava com uma espécie de fobia com “Up in the air”(que na tradução aleatória brasileira ficou “amor sem escalas”, o que fez com minha aversão aumentasse), George Cloney e Anna Kendrik.

 


Ao mesmo tempo, eu queria ver qual era a de Jason Reitman, já que adorei um de seus filmes, “Juno”. E bem, “Up in the air” me conquistou por completo. Mas essa conquista não foi muito fácil. Já no começo Ryan Bingham(Cloney) começa com um bla bla bla que no fundo é interessante, mas nesse momento não quero palavras reflexivas. Depois, e foi ai que Jason me ganhou, veio a sequência em que Ryan passa pelo detector de metais do embarque, no aeroporto. Que delícia! Quadros ritimizados, passos marcadinhos, quase artes marciais. E é nesse lance que mostra o quanto Ryan é uma pessoa “fria”. A vida dele é viajar todos os dias para demitir pessoas. Pois é, um emprego bem peculiar e que deu mais força ao roteiro. O personagem de Cloney, em minha palavras, trabalha para uma espécie de agência de “demitidores”. Dai vem a explicação para o jeito de Ryan, esse cargo é necessário frieza pois está lidando com sentimentos, muitas vezes as vidas das pessoas. Solitário é uma definição para seu personagem também. Mas ele gosta de viver assim, é uma escolha. Ryan vê seu cargo ameaçado pela implatação da ideia da personagem de Anna Kendrik, ao invés de viajarem eles demitiriam as pessoas através de conferências pelo computador.
A partir dai desenvolve algumas tramas mega gostosas e que surpreendem com seus desfechos. O filme trata da solidão do individuo no mundo moderno, e gera com isso a frieza do modo de lidar com os sentimentos.


Anna Kendrik me surpreende com sua atuação. Dá pra enxergar a total entrega ao personagem. Fiquei meio assim com sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, porque ela é do elenco da Saga boba de Crepúsculo. Mas ó, valeu a indicação. Já a tão falada Vera Farmiga, que também concorre com Kendrik na mesma categoria, não achei lá essas coisas não.

4.3.10

“Julie and Julia”

“Julie and Julia” foi baseado nos livros de Julia Child(My Life in Paris) e Julie Powell(Um blog que virou livro, “Julie and Julia”).

  Julia Child, em 1948, vai morar em Paris devido ao trabalho de seu marido. Mesmo sem nenhuma prática na cozinha, a culinária se torna sua maior paixão.

  Julie Powell(já nos anos 2000), se vê incompleta quando está prestes a completar 30 anos. É então que ela monta um blog, sugerido pelo marido, com o objetivo de fazer as 524 receitas do livro escrito por Julie Child em um ano.

 


O filme entrelaça muito bem duas histórias em épocas diferentes, ondes as personagens principais se assemelham na busca de um sentido ou até mesmo uma identidade para suas vidas. E é na culinária que as duas se encontram. O que me atrai mais no filme de Nora Ephron é essa história de amor não muito convencional, vivida por Julie e a famosa cozinheira Julia. E o mais legal de tudo é saber que é real.


Meryl Streep fez um trabalho mega genial e levou mais uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Fui pesquisar sobre a verdadeira Julie Child e fiquei meio confuso de tão parecida a caracteriação de Meryl, da voz até o dedão do pé. E ah, Julia tinha 1,90 e Meryl tem 1,70, a produção mandou bem por ter deixado a atriz gigante. Já Amy Adams ficou no morno, talvez pelo roteiro de sua personagem. Mas mesmo assim não deixou de encantar, não a mim.

O filme e as comidas que nele foram mostradas me deixaram com água na boca. Julie Child, ressuscite e venha já pra minha cozinha!

 

- melcu

 

Fotos: Reprodução

3.3.10

Alice in the Wonderland

Um beijão especial para Tim Burton, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e Johnny Depp.

23.2.10

Vencedoras do Oscar de Melhor Atriz. 1980 -1990



Enquanto esperamos a entrega do Oscar 2010, que será dia 7 de Março, vamos mostrar aqui as vencedoras do prêmio de Melhor Atriz desde 1980 e que puderam gritar para Hollywood "Ganhei o OScar, meu amor".
Vou dividir em duas partes pra não ficar muito grande.
Vou começar a mostrar as vencedoras de 1980 até 1990.




Sally Field - 1980 - Pelo filme "Norma Rae"











Sissy Spacek - 1981 - Pelo filme "A filha do Mineiro"
(Lembram da "Carrie, a estranha"? então ela era a Carrie White)















Katherine Hepburn - 1982 - Pelo filme "A casa do Lago".
(Katherine faleceu em 2003)















Meryl Streep - 1983 - Pelo filme "A escolha de Sofia".
(É recordista em indicações, mas só venceu duas vezes, sendo uma de Atriz Coadjuvante. Será que esse ano ela leva sua terceira estatueta?)













Shirley Maclaine - 1984 - Pelo filme "Laços de Ternura".
(Shirley está no elenco de "Idas e vindas do amor", que está em cartaz. Ela é linda, né?)















Sally Field - 1985 - Pelo filme "Um lugar no coração".
(Dessa vez Sally gritou, literalmente, "ganhei o Oscar, meu amor" numa versão mais emocionada. Isso ai, gata)










Geraldine Page - 1986 - Pelo filme "Regresso a Bountiful".
(Geraldine faleceu no dia 13 de junho de 1987)






Marlee Matlin - 1987 - Pelo filme "Filhos de um deus menor".
(Marlee nasceu com problema auditivo, no que resultou surdez total. Ela participou da série "The L Word")







Cher - 1988 - Pelo filme "Feitiço da Lua".
(Ousada não? Cher sensualizando com o corpo e a estatueta. É a cara do "Ganhei o Oscar, meu amor")






Jodie Foster - 1989  - Pelo filme "Os acusados".
( A atriz é também produtora e diretora. Ela produziu o filme "Nell", que eu recomendo)





Jessica Tandy - 1990 - Pelo filme "Conduzindo Miss Daisy".
(Jéssica interpretou a fofa da Ninny, em "Tomates Verdes Fritos". Ela faleceu no dia 11 de Setembro de 1994).















Fotos: Reprodução

21.2.10

BAFTÃO: Kathryn leva Bafta de "Melhor Filme"

Ontem, foi a entrega do prêmio Bafta 2010. Esse junto do Globo de Ouro nos dão uma prévia do Oscar. Pois é, mas esse ano está bem dividido. Enquanto James Cameron levou o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Direção, sua ex-esposa, kathryn Bigelow, venceu essas mesmas categorias no prêmio Bafta. Os dois são os favoritos para levar o Oscar. E o fato de já terem sido casados, aumenta essa disputa
"Guerra ao Terror" levou 8 indicações e venceu 6 (Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som). "Avatar" foi indicado também para 8 categorias, mas só venceu 2 (Melhor Efeitos Especiais, Melhor Design de Produção)


Uma das categorias mais esperadas por mim, Melhor Atriz Coadjuvante, foi vencida pela minha favorita Mo'nique(Preciosa). Ela também levou o Globo de Ouro pela mesma categoria. Ao que tudo indica, a genial comediante pode levar a estatueta mais importante do cinema.

Confira a lista completa



- Ganhei o Bafta, meu amô!

Foto e Fonte: O Globo

11.2.10

Precious - Lee Daniels


O segundo filme de Lee Daniels é baseado no livro "Push" de Sapphire e conta a história de Clareece Precious, mais conhecida como Precious. Desde os 3 anos ela sofre com os abusos sexuais do padrasto, que a engravida duas vezes, e as agressões fisicas da mãe na adolescência.
A história é pesada e incrível. Eu particularmente adoro esses roteiros em que o personagem é do gueto (ou não), tem a vida sofrida, mas mesmo assim com muita esperança e sonhos.

Todo o tempo a narrativa mostra os dois lados de Precious: O real e o imaginário. Nos momentos mais dificieis, Precious usava sua imaginação como válvula para de alguma forma se vê longe daquele momento. Em sua fantasia ela era amada, desejada e respeitada por todos. E Lee Daniels usou a fotografia para demonstrar esse contraste. Algo bem simples, porém que funcionou muito bem. A vida da menina era mostrada com cores cruas e duras, já seus sonhos eram recheados de muitas cores. A casa de Precious é bem escura, algo bem mórbido, quase não dava para exergar. Quando ela chega em seu apartamento já com seu segundo filho, já se tem um lugar iluminado e é ali que ela enfrenta a mãe pela primeira vez. A vida de Clareece começa a tomar um rumo.



O filme conta com atuações maravilhosas. A estreia de Gabourey Sidibe atuando é impessionante, dá pra acreditar que ela nunca interpretou? Valeu a sua indicação a melhor atriz ao oscar. Outra que valeu indicação de Melhor atriz coadjuvante foi Mo'nique. Não a conhecia, vi que é comediante e que atuou em alguns seriados como Ugly Betty e Nip Tuck, mas como nunca os assisti direito não sabia mesmo quem era. A mulher se entrgou ao personagem de uma forma monstruosa. Interpretação explosiva, grande!
E a grande surpresa Mariah Carey, que se despiu da vaidade e encarou uma mulher com uma postura fria, que não gosta de mostrar muito os sentimentos, mas que tem um bom coração.

10.2.10

Nine - Rob Marshall

Hoje eu resolvi mostrar para o sol quem é que manda, resolvi sair de casa para enfrentá-lo e fazer meu programa favorito: Ir ao cinema sozinho.
É um momento meu com o meu eu. Penso mais, reflito mais, Observo mais. Tudo fica mais intenso.

Fui assistir "Nine" e "Avatar 3D".

Avatar é um bom filme. Todo o monstruoso investimento nessa obra de James Cameron te faz ficar bem surpreso e acredito que é isso que segura o filme. E claro, o fato de ser o primeiro filme todo em 3D ajuda nesse sucesso todo. Mas assistí-lo mais de uma vez é perca de tempo.
Eu tive de fazer isso porque só tinha visto em 2D e óbvio que não poderia perder em 3D.
Ele é um dos indicados ao oscar de melhor filme, e como sabemos que hoje a academia leva em conta requisitos muito além do que pensamos não podemos considerar "Avatar" como um dos melhores filmes de 2009, não é mesmo?!


Desde que vi as notícias sobre o filme aquela coçadinha de vontade em querer assistir foi certeira por alguns fatores, ou melhor dizendo, por alguns atores: Penélope Cruz, Marion Cotillard, Daniel Day Lewis.
Logo na primeira interpretação musical com Daniel eu me arrepiei. Depois foi a vez de Penélope Cruz SENSUALIZAR total. Quem conhece a Penélope de Almodovar sente diferença. Ela tem poder, presença, uma coisa incrível. Já Marion não foi muito sortuda em sua primeira música, a letra era boba e fiquei achando desnecessário todo aquele teatro. Mas logo veio a segunda canção mostrando a eterna intérprete de Piaf também sensualizando, e claro que foi um escândalo.
A participação de Fergie também foi super válida, sem nenhuma fala e só com a voz ela se fez mega presente. E que voz!
E um PS para Sophia Loren, Judi Dench, Kate Hudson e Nicole Kidman
Uma palavra que define "Nine" é DELÍCIA.